Bahia inaugura planta bilionária em investimento e produção para biodiesel de macaúba
Projeto de R$ 12 bilhões começa em Cachoeira com produção de diesel verde e SAF a partir da palmeira nativa
|
A Bahia deu um passo estratégico para se consolidar como polo nacional da transição energética com a inauguração, nesta quarta-feira (21), da primeira fazenda-modelo para cultivo da macaúba como matéria-prima para biocombustíveis.
A unidade agrícola está localizada no município de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, e marca o início de um projeto bilionário conduzido pela Acelen Renováveis em parceria com o governo estadual.
O empreendimento faz parte do memorando de investimentos de R$ 12 bilhões assinado em abril de 2023, voltado à produção de combustível sustentável de aviação (SAF) e diesel verde (HVO).
Nesta primeira fase, serão cultivados 200 hectares de macaúba na Fazenda Campinas, com previsão de chegar a 1.500 hectares e mais de 800 mil mudas transferidas do viveiro de Mucugê, na Chapada Diamantina.
Transição energética com impacto local
A escolha de Cachoeira como ponto de partida levou em conta aspectos agronômicos, logísticos e sociais.
“A área está próxima de São Francisco do Conde, onde será construída nossa biorrefinaria, e oferece condições ideais de solo, além de estar em região com forte necessidade de desenvolvimento”, explicou Marcelo Cordaro, COO da Acelen Renováveis.
Segundo a empresa, o projeto trará benefícios como geração de até 200 empregos diretos, aumento da arrecadação e recuperação ambiental de áreas degradadas.
“Nosso compromisso com a região é forte e já demonstramos isso com a Refinaria de Mataripe. Agora, é a vez da Acelen Renováveis apoiar o desenvolvimento de Cachoeira”, afirmou Cordaro.