Estados do Sul e MS se unem pela Ferrosul e pressionam por novo modelo de concessão ferroviária

Autoridades querem protagonismo nas decisões e garantias de investimento regional na renovação da Malha Sul

Estados do Sul e MS se unem pela Ferrosul e pressionam por novo modelo de concessão ferroviária
09deJulhode2025ás10:43

Os três estados do Sul — Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul — firmaram um compromisso conjunto com o Mato Grosso do Sul para atuar de forma coordenada na renovação das concessões ferroviárias e na criação da Ferrosul, uma malha integrada entre os quatro estados.

O encontro técnico, realizado nesta terça-feira (8) em Florianópolis, reuniu os governadores Eduardo Leite (RS) e Jorginho Mello (SC), além de secretários estaduais e representantes dos governos do Paraná e Mato Grosso do Sul.

Durante a reunião, os estados decidiram criar uma comissão técnica oficial para participar do debate nacional sobre a renovação das concessões ferroviárias, com foco especial na Malha Sul, cujo contrato atual expira em 2027. 

O grupo também vai coordenar a proposta de criação da Ferrosul, reforçando a integração logística da região.

“Foi decidido que nós vamos criar uma comissão técnica agora, formada pelos quatro estados, de forma legalizada. Baseada em uma carta, dizendo a intenção dos quatro governadores em trabalhar esse assunto de forma conjunta. Só assim nós entendemos que vamos de uma vez por todas fazer o assunto andar. Entendemos que isso é vital para a nossa economia. Por isso tomamos essa iniciativa”, resumiu o governador Jorginho Mello.

Segundo o secretario de Portos, Aeroportos e Ferrovias de Santa Catarina, Beto Martins, a união dos quatro estados vai mudar totalmente a capacidade de negociação.

“Agora todos vão saber que nós temos quatro estados que são muito importantes para o país, estados que têm uma grande capacidade de desenvolvimento econômico e que vão estar unidos para discutir a malha ferroviária. A verdade é que os nossos estados não têm recebido há décadas a atenção que merece no que diz respeito a sua eficiência logística”, avaliou.

ferrosul

Situação crítica no Rio Grande do Sul