Sexta-feira terá extremos do clima: geada no Sul e risco de granizo em cinco estados
Frente fria provoca instabilidades, ventania e queda acentuada nas temperaturas em parte do país
|
O avanço de uma massa de ar polar e a atuação de sistemas de instabilidade vão marcar esta sexta-feira (6) com condições climáticas extremas em diferentes regiões do país, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O órgão emitiu dois alertas de perigo potencial (nível amarelo): um para geada no Rio Grande do Sul, onde a temperatura pode cair para até 3 °C; e outro para tempestades, com risco de granizo e ventos de até 60 km/h, em cinco estados: Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
O alerta de chuva intensa também inclui o Mato Grosso do Sul.
Sul: frio intenso no RS e risco de temporal no PR
No Sul, segundo a Climatempo, o tempo segue instável em boa parte da região. O destaque é o Paraná, com previsão de chuvas de moderada a forte intensidade em praticamente toda a faixa centro-norte. As instabilidades são alimentadas por um corredor de umidade vindo da região Norte.
Em Santa Catarina, também são esperadas pancadas de chuva ao longo do dia. Já no Rio Grande do Sul, o tempo começa a firmar na maior parte das áreas, mas ainda há possibilidade de chuva isolada na Serra.
A temperatura despenca com a chegada de uma massa de ar frio, e há previsão de geada na Campanha Gaúcha.