Mato Grosso do Sul inaugura primeira usina de hidrogênio verde do Centro-Oeste
Parceria entre universidade e setor público aposta em energia limpa e capacitação de profissionais para novas tecnologias
|
Mato Grosso do Sul deu um passo importante na transição energética ao inaugurar, nesta sexta-feira (25), a primeira usina de hidrogênio verde do Centro-Oeste.
Com capacidade para produzir até uma tonelada por mês a partir de energia solar e água, a Usina Piloto Industrial de Hidrogênio Verde foi instalada no campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande.
O projeto é fruto de uma parceria entre a UFMS e a Rede Brasileira de Certificação, Pesquisa e Inovação (RBCIP), com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) e da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia (Fundect).
A unidade, segundo o governo estadual, consolida Mato Grosso do Sul como referência nacional no desenvolvimento da cadeia produtiva de hidrogênio verde, considerado uma das principais alternativas aos combustíveis fósseis no cenário global de busca por fontes limpas de energia.
Produção, capacitação e inovação