Frio ainda atinge o Sul e temporais se espalham pelo país nesta sexta-feira
Garoa e nebulosidade marcam o Sudeste, enquanto o Centro-Oeste enfrenta frio seco e baixa umidade
|
Nesta sexta-feira (4), último dia da quarta onda de frio no Brasil em 2025, o país segue dividido entre temperaturas baixas no centro-sul e risco de temporais no litoral do Nordeste e em áreas da Região Norte.
Enquanto o frio começa a perder força no Sul e no Centro-Oeste, o calor e a umidade favorecem chuvas fortes entre a Bahia e Roraima.
Sul: geada isolada e frio perdendo força
O amanhecer segue gelado no Sul, mas com menor intensidade. Ainda há previsão de temperaturas abaixo de zero em áreas de serra do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além do planalto catarinense, com risco restrito de geada.
O sistema de alta pressão associado ao ar frio começa a se afastar em direção ao oceano, permitindo uma elevação gradual das temperaturas a partir do fim de semana — principalmente nas tardes.
Nesta sexta, a infiltração marítima provoca chuva moderada no litoral do Paraná. Nas demais áreas da região, incluindo as capitais Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre, o tempo firme predomina.
Em Porto Alegre, o nível do Guaíba segue em declínio. O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) reabriu quatro das comportas no Cais Mauá após descartar risco imediato de cheia.
“O Guaíba está em declínio, assim como a maior parte dos seus afluentes. Os especialistas consultados pelo Dmae apontam que a possibilidade de ultrapassarmos a cota de inundação está bastante reduzida. Por isso, temos segurança na decisão de restabelecer a rotina normal do Cais Mauá”, afirmou o diretor-executivo do Dmae, Vicente Perrone.