Novo caso confirmado em ave silvestre reacende alerta de gripe aviária em SP
Três Irerês com vírus foram encontradas no Parque Ibirapuera; Defesa Agropecuária reforça medidas e nega risco à população
|
A confirmação de um novo foco de gripe aviária de alta patogenicidade (IAAP) em São Paulo reacendeu o alerta para medidas de biossegurança no setor avícola.
O caso mais recente foi identificado em três aves silvestres da espécie Irerê (Dendrocygna viduata), encontradas no Parque Ibirapuera, na capital paulista. Segundo a Defesa Agropecuária da Secretaria de Agricultura do Estado, as aves não eram residentes do local.
Com o episódio, equipes do Programa Estadual de Sanidade Avícola (PESA) e da Divisão de Fauna Silvestre da Prefeitura intensificaram as vistorias clínicas diárias no parque. Até o momento, não foram observados sinais clínicos compatíveis com a doença nas demais aves do local, e não haverá sacrifício sanitário.
Apesar do caso, as autoridades garantem que não há risco à população nem impacto na produção avícola.
“O consumo de carne de aves e ovos segue seguro”, reforçou a Defesa Agropecuária. Como se trata de foco em ave silvestre, não há alterações no status sanitário do Brasil junto à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), tampouco restrições às exportações.
Ações educativas e plano de contingência