Como proteger hortaliças das geadas? Epagri orienta agricultores de SC para reduzir perdas
Baixas temperaturas exigem manejo específico para cada cultura
|
O frio intenso e, especialmente, as geadas representam uma ameaça significativa para a produção de hortaliças em regiões de clima subtropical e temperado — como é o caso de grande parte de Santa Catarina.
Para auxiliar os agricultores familiares a reduzir perdas e proteger suas lavouras, técnicos da Epagri divulgaram orientações práticas voltadas aos diferentes grupos de hortaliças cultivadas no estado.
No caso das hortaliças folhosas, como alface, agrião, espinafre e rúcula, uma das principais recomendações é manter o sistema de irrigação por aspersão ligado durante a ocorrência de geadas — principalmente nas últimas horas da madrugada até o nascer do sol.
A Epagri explica que essa técnica funciona porque a água, ao mudar de fase e liberar calor latente, forma uma camada de vapor que ajuda a manter a temperatura dos tecidos vegetais acima do ponto de congelamento.
Outros cuidados envolvem evitar o excesso de adubação nitrogenada dias antes da chegada do frio, já que tecidos mais tenros são mais suscetíveis às geadas.
Aplicações de aminoácidos e produtos com sulfato também são indicadas, tanto para reduzir o ponto de congelamento da água nas plantas quanto para auxiliar na recuperação após o estresse térmico.
Em áreas pequenas, a simples cobertura dos canteiros com sombrite pode ser suficiente para evitar o congelamento leve dos tecidos.