Temporais avançam no Sudeste, enquanto ar seco se intensifica no Centro-Oeste
Sistema de baixa pressão avança sobre parte do Brasil, com mudanças no tempo e condições severas em diferentes estados
|
A última sexta-feira de julho (25) será marcada por contrastes climáticos em diferentes regiões do país, segundo a Climatempo.
Enquanto áreas do Sudeste enfrentam pancadas de chuva, o ar seco ainda predomina em grande parte do Centro-Oeste e do interior do Nordeste. Há alerta também para ventos intensos no Sul e temporais em Roraima.
No Sul, a atuação de um sistema de baixa pressão sobre o Paraguai deixa o tempo instável entre o norte do Rio Grande do Sul e o leste do Paraná. Estão previstas pancadas de chuva de moderada a forte intensidade. No norte do Paraná, o sol predomina e a umidade relativa do ar deve cair abaixo de 30%.
No litoral gaúcho e catarinense, os ventos ganham força, com rajadas entre 40 km/h e 50 km/h, podendo atingir picos de até 70 km/h no litoral norte do Rio Grande do Sul.
Sudeste tem chuva forte na divisa entre estados
A combinação entre o vento úmido vindo do mar e o avanço de uma frente fria aumenta a instabilidade entre o centro e o litoral de São Paulo, o sudeste de Minas Gerais, o Rio de Janeiro e o extremo sul do Espírito Santo. Nessas áreas, há previsão de pancadas irregulares, que podem ser localmente fortes.