Granja brasileira adota sistema inédito para evitar descarte de pintinhos machos

Tecnologia alemã identifica o sexo dos embriões ainda dentro do ovo e marca novo padrão de bem-estar animal na avicultura

Granja brasileira adota sistema inédito para evitar descarte de pintinhos machos
29deJulhode2025ás12:02

Uma granja brasileira é a pioneira na América Latina a usar um sistema que evita o descarte de pintinhos machos na avicultura de postura.

Apesar de permitida no Brasil, a prática é alvo de críticas de entidades protetoras dos animais e consumidores contra a indústria de ovos.

A inovação já está em uso pela Raiar Orgânicos, que acaba de adotar a tecnologia de sexagem embrionária “in-ovo”, desenvolvida pela alemã Agri Advanced Technologies (AAT), do grupo EW.

O equipamento, batizado de Cheggy, funciona como um scanner capaz de identificar o sexo do embrião dentro do ovo, ainda no 13º dia de incubação.

O processo é não invasivo e usa um feixe de luz atravessa a casca e capta a tonalidade da futura penugem — clara, se for macho; escura, se for fêmea —, com 97% de precisão.

Assim, o sistema permite que apenas ovos com fêmeas sigam para a eclosão. Já os ovos com embriões machos têm o desenvolvimento interrompido antes do nascimento.

descarte pintinhos machos