Mesmo com cenário global incerto, safra recorde e agro ainda devem sustentar economia em 2025
Resultado expressivo no início do ano reforça papel estratégico da atividade agropecuária no país
|
Mesmo diante de incertezas globais e da tensão constante no comércio internacional, o agronegócio brasileiro mantém sua força como pilar da economia nacional.
Em 2025, o setor deve sustentar parte significativa do crescimento do PIB, impulsionado por uma safra recorde e pela resiliência das cadeias produtivas, segundo análise do Instituto Pensar Agro.
De acordo com a estimativa, a safra de grãos preocupa menos do que anima. As projeções do IBGE indicam que a colheita de grãos no país deve alcançar entre 332,6 e 333,3 milhões de toneladas neste ano, um salto de 13,6% a 13,9% em relação a 2024.
A soja lidera a expansão, com estimativa de 164,2 milhões de toneladas — alta de 13,3%. O milho vem na sequência, com 128,2 milhões de toneladas, um crescimento de 11,8%. Trata-se de uma das maiores safras da história, explica o Pensar Agro..
O desempenho da agropecuária no primeiro trimestre de 2025 já havia sido decisivo para o resultado do PIB. O setor cresceu 12,2% em relação ao trimestre anterior, enquanto o PIB nacional avançou 1,4%, de acordo com o IBGE.