Mato Grosso do Sul suspende queima controlada até novembro por causa da estiagem e risco de incêndios
Pantanal terá proibição ampliada em razão da maior vulnerabilidade ambiental da região
|
O Governo de Mato Grosso do Sul suspendeu a realização de queima controlada e queima prescrita em todo o estado entre 1º de agosto e 30 de novembro de 2025.
A decisão foi oficializada por meio de resolução publicada nesta sexta-feira (1º) no Diário Oficial do Estado. No bioma Pantanal, a restrição foi ampliada até 31 de dezembro, em razão da maior vulnerabilidade ambiental da região.
A suspensão já havia sido anunciada durante reunião do Centro Integrado de Controle Estadual (CICOE), realizada em 22 de julho, como resposta ao agravamento da estiagem e ao aumento do risco de incêndios florestais.
A medida foi assinada por Jaime Verruck, secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) e presidente do Comitê do Fogo (CICOE). Segundo ele, a seca se intensificou principalmente na região norte do estado, elevando a probabilidade de ocorrência de queimadas nos próximos meses.
“Estamos vivendo o período de início de seca, com chuvas abaixo da média e temperaturas elevadas previstas para os próximos meses. Diante desse cenário, decidimos pela suspensão da queima controlada em todo o Estado”, afirmou Verruck durante a reunião do comitê.