Dia da Cerveja tem brinde inusitado: alunos de SP criam receita com soro de leite, cacto e gengibre

Lúpulo de São Paulo é destaque na produção artesanal brasileira

|
Dia da Cerveja tem brinde inusitado: alunos de SP criam receita com soro de leite, cacto e gengibre
01deAgostode2025ás17:08

Professores e alunos do curso superior de Alimentos da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) de Piracicaba  — Deputado Roque Trevisan — estão inovando o modo de fazer (e degustar) uma cerveja gelada.

Utilizando ingredientes pra lá de curiosos, como soro de leite, cactos, gengibre, maçã verde e ora-pro-nóbis, o grupo vem desenvolvendo receitas que aliam criatividade, sustentabilidade e conhecimento técnico.

A iniciativa ganha ainda mais atenção nesta sexta-feira (1º), Dia Internacional da Cerveja, especialmente em uma região com forte presença de cervejarias artesanais, eventos e empreendimentos voltados ao setor.

Tudo começou com a destinação sustentável ao soro de leite jogado fora por uma pequena indústria local de coalhada seca.

“Uma das propostas mais promissoras foi a produção da Vaka Loka, uma cerveja feita com soro. Ele auxilia no processo de fermentação por conter bactérias lácticas”, explica Ângela de Fátima Kanesaki Correia, coordenadora do curso, em entrevista à Agência SP.

Cerveja com ingredientes inusitados pe novidade em Piracicaba

Cerveja é coisa séria

A produção da bebida é tema de diversas disciplinas do curso, como tecnologia de bebidas, tecnologia de cervejas e bebidas alcoólicas, embalagem e rotulagem, desenvolvimento de produtos e análise sensorial.