Produção e consumo de frango, suínos e ovos vão crescer em 2025, projeta ABPA
Já as exportações de frango devem cair até 2%, enquanto suínos e ovos avançam em ritmo recorde
|
A avicultura, a suinocultura e a produção de ovos no Brasil devem registrar avanços em produção e consumo em 2025, segundo projeções da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).
As exportações de frango devem ter queda de até 2%, enquanto suínos e ovos devem manter trajetória de alta.
Os dados foram apresentados nesta quarta-feira (20) e indicam retomada de normalidade após o impacto pontual da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade.
“Temos expectativas positivas para o fechamento deste ano, mesmo diante do grande desafio vivenciado pelo setor produtivo de aves. O mercado global segue altamente demandante por proteínas. O mesmo é visto em nosso mercado interno, com projeções de alta de consumo nas três proteínas”, afirmou o presidente da ABPA, Ricardo Santin.
Carne de frango
A produção brasileira de carne de frango deve alcançar 15,4 milhões de toneladas em 2025, crescimento de 2,9% em relação a 2024, quando foram produzidas 14,97 milhões de toneladas.
Para 2026, a expectativa é de 15,7 milhões de toneladas (+2%).
As exportações devem recuar até 2% em 2025, somando 5,2 milhões de toneladas, frente a 5,29 milhões no ano anterior. Em 2026, o volume deve reagir, chegando a 5,5 milhões de toneladas (+5,8%).