Cooperativa inaugura frigorífico de peixe e amplia mercado de tilápia no Paraná
Unidade tem capacidade para processar 15 toneladas por dia e deve beneficiar mais de 120 cooperados
|
A Cooperativa da Agricultura Familiar da Região Noroeste do Paraná (Coopersul) inaugurou nesta quarta-feira (27), em Cruzeiro do Sul, a sua Unidade de Beneficiamento do Pescado, com capacidade de abate de até 15 mil quilos por dia.
O investimento é visto como um marco para a piscicultura regional e deve fortalecer a presença do produto no mercado nacional.
O frigorífico foi viabilizado com R$ 600 mil em recursos do Governo do Estado, via Programa Coopera Paraná, além de um financiamento de R$ 7,5 milhões obtido pelo Pronaf, do Banco do Brasil.
Com a estrutura própria, a cooperativa conquista um objetivo planejado há pelo menos quatro anos: colocar a produção de tilápia no mercado brasileiro com o selo do Serviço de Inspeção Federal (SIF).
“O ponto chave é que no final da obra recebemos o Serviço de Inspeção Federal (SIF), já estamos aptos a comercializar em todo território nacional”, destacou o presidente da Coopersul, Leandro Aparecido Espiniano.
Atualmente, a criação de tilápia é realizada em tanques-rede no Rio Paranapanema, envolvendo diretamente 123 cooperados.