CropLife e USP abrem inscrições para quarta edição de curso de combate ao mercado ilegal no agro

Mais de 6,9 mil alunos já foram capacitados no reconhecimento, fiscalização e investigação de crimes do tipo, que causam prejuízo aos cofres públicos, ao setor e aos produtos agrícolas

|
CropLife e USP abrem inscrições para quarta edição de curso de combate ao mercado ilegal no agro
25deSetembrode2025ás08:22

A Escola de Segurança Multidimensional (ESEM), do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com a CropLife Brasil (CLB), abriu as inscrições para “Programa de Formação no Combate aos Mercados Ilícitos de Insumos Agrícolas – 4ª edição”.

O curso de extensão conta com apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) para a formação profissional continuada a agentes de segurança pública e privada brasileiros e latino-americanos que atuam em regiões de produção, circulação e comercialização de insumos agrícolas ilegais.

O objetivo qualificar profissionais para o reconhecimento, apreensão, manuseio, fiscalização e investigação destes produtos, bem como conhecer as técnicas, procedimentos e riscos associados ao manejo para resguardar a saúde e segurança física durante as abordagens.

 O curso é gratuito e as vagas são limitadas. As inscrições devem ser feitas no site da ESEM até dia 31 de outubro. O programa de formação é na modalidade EaD (Educação à Distância), como nas turmas anteriores, e acontece de 03 de novembro de 2025 a 23 de janeiro de 2026, com duração de 120 horas de atividades. 

Com sua abrangência, os participantes podem receber a formação em português e espanhol. Ao fim, os profissionais estudantes são certificados pela USP, conforme cumprimento de carga horária mínima. 

Dentre os módulos de formação oferecidos no programa, estão: (1) Introdução aos Mercados de Insumos Agrícolas Ilegais (30h); (2) Policiamento Ostensivo de Insumos Agrícolas (30h); (3) Fiscalização de Insumos Agrícolas Ilegais (30); e (4) Investigação de Insumos Agrícolas Ilegais (30h).

Nilto Mendes - gerente de Combate a Produtos Ilegais da CLB (Foto Acervo CLB)

O gerente de Combate a Produtos Ilegais da CLB, Nilto Mendes, destaca a particularidade dos conteúdos que o programa oferece aos profissionais de combate aos crimes agrícolas. “A parceria acadêmica da CropLife com a ESEM/USP proporcionou que a academia construísse um programa de estudo com métodos consagrados no ensino a distância, em um conteúdo único.

O aluno terá oportunidade de adquirir conhecimentos especializados sobre os mercados de ilícitos de insumos agrícolas e receberá uma certificação de extensão universitária por parte da Universidade. Fiscalização constante por parte do poder público e punição conforme a legislação para quem persistir na prática dessa atividade ilegal é fundamental para mitigar o problema”, concluiu.