Dia Mundial do Algodão: Brasil mostra que é possível produzir com sustentabilidade e propósito

Produção nacional alia tecnologia, responsabilidade ambiental e valor humano em toda a cadeia do algodão

|
Dia Mundial do Algodão: Brasil mostra que é possível produzir com sustentabilidade e propósito
07deOutubrode2025ás08:27

O Brasil é referência mundial em produção de algodão em larga escala, unindo produtividade, tecnologia e respeito às pessoas e ao meio ambiente. Desde 2024, o país ocupa o posto de maior exportador e terceiro maior produtor da fibra natural.

Na safra 2024/2025, foram produzidas 4,11 milhões de toneladas, com 2,83 milhões de toneladas exportadas — números que consolidam o país entre os principais players globais.

Além da relevância internacional, o algodão é essencial para o setor têxtil nacional, sendo sua principal matéria-prima.

Esse resultado é fruto da organização do setor, que aposta em produtividade, qualidade da fibra, sustentabilidade ambiental e desenvolvimento social.

>> SIGA O CANAL DO AGROFY NEWS NO WHATSAPP 

“Não é só fibra. É propósito.” 

Nesta terça-feira, 7 de outubro, é celebrado o Dia Mundial do Algodão. A data será marcada por ações da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) e do movimento Sou de Algodão, com a campanha “Não é só fibra. É propósito.”

 algodão_brasil

A iniciativa convida a sociedade a enxergar o algodão além do produto em si — como um símbolo de criatividade, geração de renda e conexão entre pessoas, além de um pilar da economia nacional. 

Brasil é líder em certificações socioambientais 

Atualmente, 83% das fazendas de algodão no Brasil são certificadas pelos programas Algodão Brasileiro Responsável (ABR) e Better Cotton, que comprovam práticas de produção sustentável.