Instabilidades voltam a se espalhar no Centro-Oeste e parte do Sudeste
Frente fria intensifica a umidade, provoca pancadas de chuva e deixa o tempo instável em São Paulo
|
O avanço recente de uma frente fria entre o Sul e o Sudeste do Brasil favoreceu o aumento da umidade proveniente da Amazônia, ampliando as condições para chuvas no Centro-Oeste — especialmente em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.
Embora o sistema não atue diretamente sobre a região, ele tem papel importante no cenário atual: ao estimular a formação de um canal de umidade que se estende sobre parte do Centro-Oeste, a frente fria contribui para o surgimento de nuvens carregadas e provoca mudança na direção dos ventos, ajudando a aliviar o calor intenso dos últimos dias.
As instabilidades devem persistir nos próximos dias, ainda de forma irregular, segundo a Climatempo.
A chuva ocorre em pancadas localizadas, intercalando períodos de sol e tempo firme. Em áreas do norte de Mato Grosso e do sul de Mato Grosso do Sul, há risco de pancadas mais fortes, acompanhadas de raios e rajadas de vento.
>> SIGA O CANAL DO AGROFY NEWS NO WHATSAPP
Também deve chover entre o sudeste de Mato Grosso e o sul de Goiás, enquanto o norte goiano segue com tempo mais firme e temperaturas elevadas.
No estado de Mato Grosso, a umidade atmosférica elevada mantém o potencial para temporais isolados, sobretudo na metade norte.
Já em Mato Grosso do Sul, as instabilidades se concentram principalmente no extremo sul, e em Goiás, a chuva tende a ocorrer com maior frequência no sul do estado, alternando momentos de sol e abafamento.