Petrobras recebe aval do Ibama para perfurar poço na Foz do Amazonas

Licença ambiental permite início imediato da perfuração na Margem Equatorial, região apontada como nova fronteira energética do Brasil

|
Petrobras recebe aval do Ibama para perfurar poço na Foz do Amazonas
20deOutubrode2025ás16:00

A Petrobras obteve do  Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) a licença para perfurar um poço exploratório na Margem Equatorial, região do norte do país apontada como uma nova fronteira energética e comparada ao pré-sal pelo seu potencial petrolífero.

O anúncio foi feito pelo Ibama na tarde desta segunda-feira (20).

De acordo com a Petrobras, a sonda já está posicionada no bloco FZA-M-059, em águas profundas do Amapá, a 175 quilômetros da costa e a cerca de 500 quilômetros da foz do Amazonas. 

A perfuração deve começar imediatamente e terá duração estimada de cinco meses.

>> SIGA O CANAL DO AGROFY NEWS NO WHATSAPP

Durante esse período, a estatal buscará informações geológicas para avaliar a existência de petróleo e gás  em escala comercial. “Não há produção de petróleo nessa fase”, destacou a companhia.

Licenciamento e segurança ambiental

A autorização foi concedida cerca de dois meses após a etapa final do licenciamento, chamada de Avaliação Pré-Operacional (APO), que envolveu um simulado de emergência com foco na proteção da fauna.

A Petrobras afirmou que atendeu a todos os requisitos exigidos pelo Ibama, cumprindo integralmente as etapas ambientais. A presidente da estatal, Magda Chambriard, classificou a licença como uma conquista coletiva: