Avanço: Moegão de Paranaguá chega a 75% e vai receber 24 milhões de toneladas de grãos
Maior obra portuária pública em andamento no país promete transformar a operação ferroviária e ampliar a capacidade do Porto de Paranaguá
|
De acordo com o cronograma, a conclusão total deve ocorrer até janeiro de 2026. (Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná)
O Porto de Paranaguá caminha para um salto logístico histórico. A construção do Moegão, considerada a maior obra portuária pública em andamento no Brasil, atingiu 75% de execução e promete transformar a operação ferroviária do terminal paranaense.
Segundo a Portos do Paraná, o avanço das obras inclui 83,17% da parte civil, 80,33% da mecânica e 48,93% da parte elétrica já concluídas. A entrega total está prevista para janeiro de 2026.
Quando entrar em operação, o Moegão terá capacidade para receber 24 milhões de toneladas de grãos e farelos por ano, atendendo aos terminais do Corredor de Exportação Leste (Corex).
“Estamos antecipando o aumento da movimentação de cargas que chegará por aqui a partir dos investimentos na ampliação do modal ferroviário que ocorrerão em breve. Paranaguá não será um gargalo para o receptivo de trens”, afirma Luiz Fernando Garcia, diretor-presidente da Portos do Paraná.
>> SIGA O CANAL DO AGROFY NEWS NO WHATSAPP
Padrão logístico e aumento da eficiência
O Governo do Paraná, por meio da Portos do Paraná, investe R$ 650 milhões na construção do Moegão, com recursos próprios e financiamento do BNDES.
Atualmente, o porto descarrega em média 550 vagões por dia. Com o Moegão, esse número pode chegar a 900 vagões diários, com 180 vagões descarregados a cada cinco horas em um único ponto de descarga.