Campanha da CropLife Brasil alerta ameaça e reforça manejo da cigarrinha-do-milho

Boas Práticas Agrícolas mostra adoções integradas para lavoura e medidas de controle do inseto e seu vetor de doenças

|
Campanha da CropLife Brasil alerta ameaça e reforça manejo da cigarrinha-do-milho
18deNovembrode2025ás13:17

A CropLife Brasil conclui em novembro a última etapa da Campanha de Boas Práticas Agrícolas (BPAs) com o alerta das ameaças de pragas às culturas no campo, especialmente da cigarrinha-do-milho, e reforça a importância das práticas de manejo. 

O objetivo é mostrar ao produtor ações e medidas eficientes para evitar o risco de enfezamento da lavoura e controlar o inseto e a transmissão de doenças, que podem comprometer até 70% da produção do grão, segundo a Embrapa.

De nome científico Dalbulus maidis, a cigarrinha deixou de ser considerada uma praga secundária em 2015 e passou a ser monitorada como uma das principais ameaças da cultura no país, com surtos maiores na Bahia, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná. 

“O milho ele é um dos pilares do sistema de plantio direto (SPD) e uma cultura estratégica, quando se fala em alimentação animal, bioenergia, e principalmente, para a balança comercial do país. Nas últimas safras, a cigarrinha-do-milho tem se destacado como uma das principais ameaças, provocando perdas expressivas, conforme o nível de infestação. Por isso, a CropLife tem promovido treinamentos e incentivado a adoção de boas práticas agrícolas, como o uso de sementes tratadas, híbridos tolerantes, rotação de culturas e sincronização das semeaduras. Essas medidas, aliadas ao uso responsável e complementar de inseticidas químicos e biológicos, são fundamentais para reduzir a pressão do inseto, preservar a efetividade dos métodos de controle e garantir a sustentabilidade da produção de milho no Brasil”, explicou o especialista em assuntos regulatórios de Defensivos Químicos na CropLife Brasil, Pedro Duarte.

A CLB possui acordo de cooperação técnica firmado com as unidades da Embrapa Cerrados e Milho e Sorgo, que contempla 20 atividades e tem o objetivo básico de desenvolver estudos aplicados do tema em áreas de produção de sementes e grãos no Brasil. 

 CLIQUE AQUI PARA SEGUIR O CANAL DO AGROFY NEWS NO WHATSAPP

O que é e por que é ameaça