Chuva forte avança pelo Brasil enquanto o Sul enfrenta calor extremo

Instabilidade avança por várias regiões nesta quinta-feira, com temporais, ventos fortes e baixa umidade em áreas do país

|
Chuva forte avança pelo Brasil enquanto o Sul enfrenta calor extremo
04deDezembrode2025ás08:18

atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul mantém o tempo instável em grande parte do país nesta quinta-feira, com chuva forte no Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte.

No Sul, segundo a Climatempo, o cenário é oposto: o sol predomina, a umidade cai e a quinta-feira será marcada por tempo firme na maior parte da região.

Na região Sul, o tempo permanece firme em praticamente toda a região, com chuva isolada apenas no litoral do Paraná e de Santa Catarina devido à influência marítima, além de áreas do noroeste paranaense.

O sol aparece com força, mas a nebulosidade se concentra no leste de Santa Catarina e Paraná e no nordeste do Rio Grande do Sul.

 CLIQUE AQUI PARA SEGUIR O CANAL DO AGROFY NEWS NO WHATSAPP

As temperaturas sobem na maior parte da região, com exceção do litoral e das áreas de Serra, onde o dia segue ameno. A umidade relativa do ar fica baixa no oeste, norte e interior do Rio Grande do Sul, além do oeste catarinense e paranaense. Rajadas de vento entre 40 e 50 km/h atingem pontos do nordeste gaúcho. 

Região Sudeste  

A frente fria e a nova ZCAS mantêm o tempo instável em quase toda a região. Há pancadas moderadas a fortes e risco de temporais no centro-norte de Minas Gerais e no Espírito Santo, onde a situação é de perigo devido ao volume elevado previsto, especialmente no leste mineiro e no território capixaba.

Em São Paulo, chove moderado a forte no litoral e no leste paulista, com risco de temporais no norte e nordeste do estado. No Rio de Janeiro, também há registro de chuvas. As temperaturas diminuem na maior parte da região, mas o calor persiste no norte paulista. Rajadas entre 40 e 50 km/h podem ocorrer no litoral, na metade sul de São Paulo, no sul mineiro, Zona da Mata, Rio de Janeiro e Espírito Santo. 

São Paulo