Ciclone provoca temporais, causa estragos e atinge dez cidades do Rio Grande do Sul

Ventos intensos destelharam casas, derrubaram árvores e deixaram famílias desalojadas; risco de novos temporais segue elevado no Estado

|
Foto: Maria Eduarda Schiavenin/ Prefeitura de Flores da Cunha

Foto: Maria Eduarda Schiavenin/ Prefeitura de Flores da Cunha

09deDezembrode2025ás07:57

Um  forte temporal atingiu cidades de diferentes regiões do Rio Grande do Sul no fim da tarde desta segunda-feira (8). A chuva veio acompanhada de ventos intensos e provocou danos, principalmente na Serra.

De acordo com a Defesa Civil, ao menos dez municípios registraram prejuízos: Antônio Prado, Estrela, Farroupilha, Flores da Cunha, Gentil, Lajeado, Nova Pádua, Pinto Bandeira, São Vendelino e Teutônia.

O levantamento preliminar aponta casas destelhadas, queda de árvores, interrupções no fornecimento de energia e famílias desalojadas, segundo a MetSul Metereologia.

Em Nova Pádua, três casas foram destelhadas, com queda de árvores, interrupção de energia e quatro pessoas desalojadas. Em Pinto Bandeira, duas casas tiveram danos nos telhados. No município de Gentil, quatro residências foram destelhadas e houve queda de árvores sobre estradas.

Em Antônio Prado, quatro residências tiveram os telhados danificados e árvores caíram com as rajadas. Bombeiros voluntários distribuíram lonas e desobstruíram vias.

 CLIQUE AQUI PARA SEGUIR O CANAL DO AGROFY NEWS NO WHATSAPP

Em Farroupilha, uma casa foi destelhada e uma família ficou desalojada, além de falta de energia em três bairros. Em Flores da Cunha, 43 residências foram atingidas e houve danos na Igreja da Comunidade, em uma unidade de saúde, em uma escola e em comércios na localidade de Alfredo Chaves.