Ciclone extratropical traz temporais e ventos de até 120 km/h e coloca Sul em alerta
Sistema provoca risco de chuva intensa, tempestades com raios e rajadas de vento no Sul, além de impactos no Sudeste e no Centro-Oeste
|
A formação de um ciclone extratropical e de uma frente fria entre os dias 8 e 9 de dezembro de 2025 coloca o Sul do Brasil e áreas do Sudeste e do Centro-Oeste em estado de atenção para chuvas intensas, tempestades com muitos raios e ventos fortes, com rajadas que podem alcançar entre 90 e 120 km/h, especialmente no Sul.
Os impactos do sistema devem se estender até o dia 11 de dezembro.
O desenvolvimento do ciclone ocorre entre o Paraguai, o nordeste da Argentina e o Sul do Brasil, espalhando áreas de instabilidade que favorecem a formação de nuvens carregadas e chuvas volumosas em curto período.
O risco maior envolve tempestades severas, ventania e transtornos urbanos, como quedas de árvores, falta de energia e alagamentos.
✅ CLIQUE AQUI PARA SEGUIR O CANAL DO AGROFY NEWS NO WHATSAPP
A Climatempo alerta que o ciclone extratropical será de forte intensidade, com pressão mínima abaixo de 1000 hPa.
Quando estiver totalmente organizado, entre os dias 10 e 11 de dezembro, o sistema poderá provocar rajadas de vento da ordem de 90 a 120 km/h, principalmente no litoral e nas áreas mais elevadas das serras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
Onde e quando o ciclone extratropical se forma?