Mapa registra recorde de bioinsumos e 912 produtos em 2025
Balanço anual do ministério aponta maior número histórico de bioinsumos, novos ingredientes ativos e avanços na modernização regulatória do setor
|
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) encerrou 2025 com 912 registros de defensivos agrícolas e afins, incluindo um recorde histórico de produtos biológicos, segundo balanço anual divulgado pelo órgão.
Os dados, publicados no Ato nº 63 da Coordenação-Geral de Agrotóxicos e Afins, também evidenciam avanços na modernização do marco regulatório e na organização dos processos de registro no país, segundo a pasta.
Ao longo do ano, foram concedidos registros para um ingrediente ativo químico inédito, além de 101 produtos equivalentes ou genéricos e 15 produtos classificados como bioinsumos.
Do total de registros, 323 referem-se a produtos técnicos, destinados exclusivamente ao uso industrial, sem comercialização direta ao produtor rural.
>> SIGA O CANAL DO AGROFY NEWS NO WHATSAPP
Recorde de bioinsumos e novos produtos técnicos
O principal destaque de 2025 foi a liberação de 162 produtos classificados como bioinsumos, o maior número já registrado no Brasil.
A lista inclui produtos formulados biológicos, microbiológicos, bioquímicos, extratos vegetais, reguladores de crescimento e semioquímicos, inclusive para uso na agricultura orgânica.
Outro marco do ano foi o registro de 6 novos produtos técnicos inéditos e 19 produtos formulados à base de ingrediente ativo novo, ampliando e modernizando o portfólio fitossanitário disponível no mercado brasileiro.
Importância dos ingredientes ativos novos
A introdução de ingredientes ativos novos é considerada estratégica para o fortalecimento da defesa fitossanitária e da competitividade agrícola.