Petrobras investe R$ 76 milhões e retoma fábricas de fertilizantes na Bahia e em Sergipe
Operação já rendeu 5 mil empregos na região; plantas vão fabricar ureia, amônia e líquido que reduz emissões de veículos a diesel
|
A Petrobras começou o ano de 2026 dando um passo estratégico em direção ao agronegócio brasileiro: a retomada da operação das fábricas de fertilizantes nitrogenados nas unidades de Sergipe e da Bahia, marcando a volta da estatal ao setor industrial de fertilizantes após anos de paralisações e licitações.
A estatal anunciou investimentos de R$ 76 milhões para reativação completa das operações, o que gerou até o momento 5 mil empregos.
As Fábricas de Fertilizantes Nitrogenados (FAFENs), localizadas em Laranjeiras (SE) e Camaçari (BA), já estão produzindo amônia, ureia e o Agente Redutor Líquido Automotivo (ARLA 32), insumos estratégicos para a agricultura, pecuária e outras cadeias produtivas.
>> SIGA O CANAL DO AGROFY NEWS NO WHATSAPP
Retomada
Na Fafen Sergipe, a produção de amônia foi retomada em 31 de dezembro de 2025, e a produção de ureia começou no dia 3 de janeiro, um marco que simboliza a reativação industrial no Nordeste brasileiro.