O caminho para produzir alimentos de forma sustentável está na fertilização
Mais de 50% da demanda global de alimentos é suprida graças ao uso adequado de fertilizantes

À medida que nos aproximamos da realização da COP28, a conferência que visa discutir medidas concretas para enfrentar as mudanças climáticas e promover a sustentabilidade, é imperativo destacar o papel das organizações do setor agro na busca por uma agricultura mais sustentável e na promoção da produção global de alimentos.
Neste cenário, a fertilização surge como um dos principais vetores de mudança, ao mesmo tempo em que se firma como essencial na promoção da segurança alimentar da população.
Ciente disso, a Yara tem investido significativamente em pesquisas e desenvolvimento de soluções nutricionais que não apenas aumentam a produtividade agrícola, mas também reduzem a emissão de carbono, um tema central para frear as mudanças climáticas.
A importância do uso correto de fertilizantes para otimizar a produção de alimentos, preservando o meio ambiente e reduzindo as emissões de carbono, é um dos principais focos da Yara neste momento, em que países se reúnem em Dubai para discutir o futuro do planeta.
A principal meta do encontro é que os países apresentem um plano eficaz para limitar a elevação da temperatura do planeta a 1,5°C, implementando medidas de redução de gases de efeito estufa até 2050.
Para isso, é preciso que todos os setores estejam atentos e trabalhando em sinergia a partir de agora. Não há mais tempo para desenhar possíveis soluções. É hora de colocar as ideias em prática.
Atenta a essa questão, a Yara está envolvida em mais de 150 pesquisas no Brasil, em parceria com diversas instituições, que buscam compreender os benefícios do uso de fertilizantes em diferentes culturas agrícolas e seus impactos ambientais.
Dentre essas pesquisas, treze delas são dedicadas à cultura do café, uma das principais commodities do Brasil. Atualmente, o país é o maior produtor de café do mundo, e enfrenta o desafio de manter sua posição de liderança de forma sustentável.
Para atender a essa demanda sem impactar negativamente o planeta, os cafeicultores precisam adotar práticas agrícolas e soluções em nutrição que melhorem a saúde do solo e a biodiversidade, ao mesmo tempo em que aumentam a produtividade das lavouras.
É aí que o papel dos fertilizantes minerais se torna essencial. Estima-se que, atualmente, mais de 50% da demanda global de alimentos é suprida graças ao uso adequado de fertilizantes. Sem isso, os níveis de produtividade e qualidade dos cultivos seria insuficiente, aumentando a insegurança alimentar.
Com mais de 100 anos de conhecimento em fertilização, a Yara está empenhada em oferecer soluções de nutrição vegetal alinhadas com práticas sustentáveis.
Uma das pesquisas realizadas pela companhia em colaboração com a Universidade Federal de Lavras (UFLA) na cultura do café Arábica, por exemplo, revelou resultados surpreendentes.