Agricultura 4.0 no Brasil avança com aplicações adaptadas à realidade de conexão no país

A tecnologia aplicada no campo trouxe um conjunto de soluções para monitorar os processos e auxiliar na tomada de decisões mais assertivas, contribuindo para aumentar os rendimentos das lavouras e das criações

|
Agricultura 4.0 no Brasil avança com aplicações adaptadas à realidade de conexão no país
11deJaneirode2022ás16:29

O produtor rural brasileiro tem investido cada vez mais em tecnologia para aumentar a produtividade do campo. A Agricultura 4.0 trouxe um conjunto de soluções tecnológicas para monitorar os processos e auxiliar na tomada de decisões mais assertivas, aumentando os rendimentos das lavouras e das criações. Apesar de enfrentar algumas barreiras relacionadas ao acesso à internet, muitas soluções já estão em prática em propriedades rurais espalhadas pelo país.

O conceito de Agricultura 4.0 é relativamente novo, surgiu na Europa por volta de 2011. A ideia segue, com as devidas características, a mesma lógica da Revolução Industrial 4.0. Em relação ao campo, as quatro fases, resumidas, podem ser descritas assim: na Agricultura 1.0, os alimentos eram produzidos manualmente ou com tração animal; na 2.0, ocorreu a mecanização do campo; na 3.0, surgiu a agricultura de precisão, conhecida pelo uso de GPS, softwares, mapeamento das colheitas etc; e na 4.0, as fazendas passam a utilizar a integração e a conexão das tecnologias e equipamentos, em tempo real, para monitorar as produções.