Preço do café segue em alta no varejo brasileiro

Mudanças climáticas, custo da matéria-prima e demanda exportadora aquecida pressionam o valor do grão

|
Preço do café segue em alta no varejo brasileiro
25deJaneirode2022ás19:56

O cafezinho nosso de cada dia continua mais caro. Quem vai aos supermercados em todas as regiões do Brasil percebeu a diferença. Para burlar os aumentos, os consumidores precisam estar atentos às promoções e deixar de lado a fidelidade por determinada marca do produto. São mudanças de hábitos simples, mas que podem representar economia no orçamento doméstico no fim do mês.  

A perspectiva do mercado, pelos menos por enquanto, é que o preço do café continue alto. Conforme representantes do setor, as mudanças climáticas e os custos da produção puxam o aumento. Para a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o cenário neste início de ano é de restrição da oferta de café no mercado interno, influenciado pela redução na produção em 2021, demanda exportadora aquecida e pelo período de entressafra.

Apesar disso, segundo a Conab, os produtores brasileiros deverão colher a terceira maior safra neste ano. A produção esperada é de 55,7 milhões de sacas de 60 quilos, conforme o 1° Levantamento da Safra de Café 2022. A estimativa, caso confirmada, representa um acréscimo de 16,8% em comparação com 2021 – o aumento era esperado devido à temporada anterior ser de bienalidade negativa para a cultura. O resultado só não é melhor que os desempenhos registrados em 2020 e 2018, as duas últimas safras de bienalidade positiva.