Conflito entre Rússia e Ucrânia e os impactos sobre o mercado do trigo no Brasil e no mundo
Brasil não deve ter problemas no abastecimento a curto prazo; Argentina sinalizou ter trigo suficiente suprir demanda
A Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo) acompanha de perto as questões relacionadas aos impactos que os conflitos entre a Rússia e a Ucrânia podem trazer para o mercado do trigo no Brasil e no mundo.
A Rússia é o maior exportador mundial de trigo e a Ucrânia ocupa a 4ª posição no ranking. Juntos, são responsáveis por cerca de 30% do mercado mundial de exportação do trigo, o que corresponde a 210 milhões de toneladas. Conforme a Abitrigo “é inevitável que a crise da Ucrânia afete diretamente os preços do trigo a nível mundial”.
A Associação informa ainda que se o conflito continuar poderá ocorrer a suspensão dos embarques nos portos ucranianos e os importadores concentrarão suas demandas nos demais exportadores, como Estados Unidos, Austrália, Canadá e Argentina. “Isto poderá manter os preços em níveis elevados. O mercado global de trigo, nos dois últimos anos, foi fortemente afetado por crises climáticas nos países líderes e pela Covid, que impactou o posicionamento de estoques de segurança e fretes marítimos, cujos valores sofreram aumento de até três vezes”.