Mapa publica novo zoneamento de risco climático da cana-de-açúcar
Atualização do Mapa redefine áreas de risco para o cultivo da cana-de-açúcar em sequeiro e amplia análise climática e de solo
|
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) publicou, nesta segunda-feira (26), a nova versão do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) para a cultura da cana-de-açúcar em sequeiro, destinada à produção de etanol, açúcar e outros fins.
Trata-se da primeira atualização do zoneamento após a revogação do Zoneamento Agroecológico da Cana-de-Açúcar (ZAE Cana), ocorrida em 2019.
O Zarc da cana-de-açúcar havia sido atualizado pela última vez em 2018.
Na nova versão, além de incluir a avaliação de municípios que até então enfrentavam restrições de acesso a financiamento público em razão do ZAE Cana, os pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) utilizaram uma metodologia atualizada de cálculo de riscos, com a avaliação de um número maior de classes de solo.
A série histórica climática também foi revisada, passando a abranger o período de 1992 a 2022.
>> SIGA O CANAL DO AGROFY NEWS NO WHATSAPP
>> ENCONTRE PRODUTOS E SOLUÇÕES PARA O AGRO NO AGROFY MARKET
Um dos responsáveis pelo novo Zarc da cana, o pesquisador da Embrapa Agricultura Digital, Santiago Cuadra, explicou que, apesar da liberação de municípios da Amazônia e do Pantanal, as mudanças no zoneamento foram pontuais.