Mapa amplia os períodos de vazio sanitário da soja para 2022

A medida foi estabelecida para 21 estados; período mínimo obrigatório de ausência de plantas passou de 60 para 90 dias

Mapa amplia os períodos de vazio sanitário da soja para 2022
09deMarçode2022ás17:58

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou, em fevereiro, a Portaria nº 516, que estabelece os períodos de vazio sanitário para cultura da soja que deverão ser seguidos pelos estados produtores em todo o país durante 2022. Essa medida fitossanitária é uma das mais importantes para o controle da ferrugem asiática da soja, causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi.

 

O vazio sanitário é o período contínuo, de no mínimo 90 dias, em que não se pode plantar e nem manter vivas plantas de soja em qualquer fase de desenvolvimento na área determinada. O objetivo é reduzir ao máximo possível o inóculo da doença para minimizar os impactos negativos durante a safra seguinte.

“O vazio sanitário da soja é uma medida consolidada e adotada por 14 estados produtores de soja nos últimos anos. Para reforçar a sua importância e aumentar os seus efeitos, o Mapa ampliou sua abrangência para 21 unidades da Federação, além de aumentar o período mínimo obrigatório de ausência de plantas semeadas ou voluntárias no campo de 60 para 90 dias”, explica a coordenadora-geral de Proteção de Plantas, Graciane de Castro.