Clima: Sul, Norte e Nordeste concentram chuvas nesta semana

Segundo o Inmet, precipitações podem somar até 100 mm em PR, SC e RS

Por |
Clima: Sul, Norte e Nordeste concentram chuvas nesta semana
18deAbrilde2022ás15:57

O INMET prevê para esta semana, entre 18 e 25 de abril, os maiores volumes de chuva no oeste da Região Sul, em grande parte da Região Norte e faixa norte da Região Nordeste.

Para o Sul do país, a maior concentração, entre 50 e 100 mm, é prevista para o oeste da região, com destaque para o oeste de Santa Catarina, áreas do sul do Paraná e Norte do Rio Grande do Sul em decorrência da passagem de uma frente fria entre os dias 22 e 23/04. Nas demais áreas da região, não estão previstos grandes acumulados de chuva que ultrapassem os 50 mm.

Na Região Centro-Oeste não são previstos acumulados de chuva significativos em praticamente todos os estados da região, chegando no máximo A 40 mm no extremo norte do Mato Grosso.  Porém, não se descarta a ocorrência de chuvas em pontos isolados ocasionadas por convergência local de umidade.

Clima

No MATOPIBA (área que engloba os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), os acumulados de chuva previstos poderão variar entre 0 e 60 mm em grande parte da região, porém no norte do Piauí, Tocantins e Maranhão, são previstos acumulados de chuva de até 150 mm nos próximos dias.

Já na Região Sudeste não são previstos acumulados de chuva que ultrapassem os 10 mm em toda a região. Porém, assim como na região Centro-Oeste, a ocorrência de chuvas em pontos isolados devido à convergência local de umidade não será descartada.

Na Região Nordeste, são previstos total abaixo de 10 mm em grande parte da Bahia no período, além de baixos acumulados, menores que 30 mm no leste da região.

Entretanto, na região Metropolitana de Salvador e nordeste baiano, além do norte dos estados do Maranhão, Piauí e Ceará, são previstos volumes de chuva significativos no clima, podendo ultrapassar 80 mm.

Para a Região Norte, são previstos maiores acumulados de chuva em grande parte da região, em torno de 60 mm, podendo ultrapassar os 150 mm. Para os estados do Acre, Rondônia, sul de Tocantins e leste de Roraima, os acumulados de chuva previstos, não irão ultrapassar os 50 mm.  

 

Cargando...