O auxílio da agricultura de precisão em épocas de conflitos e custos nas alturas

A guerra na Ucrânia acende um sinal de alerta na produção rural e afetará menos quem já estiver alinhado com tecnologias de agricultura de precisão. *Por Fábio Moitinho

|
O auxílio da agricultura de precisão em épocas de conflitos e custos nas alturas
20deAbrilde2022ás09:19

A guerra na Ucrânia trouxe um novo desafio para a produção agrícola no mundo, não só pelo país do leste europeu ter uma representatividade no balanço de oferta de grãos, como o trigo e a soja, mas também por mexer significativamente na oferta de fertilizantes e combustível, em função da Rússia.

Negociar com a Rússia nunca foi uma tarefa fácil, imagine agora, em pleno conflito, e com as atenções do mundo voltadas contra os russos. A situação está muito delicada.

O fato é que o conflito só vem adicionar mais peso ao fardo dos custos de produção que vinham em escala crescente desde o início da pandemia, por conta da alta do dólar, encarecendo insumos importados, como os fertilizantes. A frustração da safra brasileira de soja eleva também essa conta, e agora a alta dos combustíveis está fazendo com que a produção nacional fique cada vez mais cara.