Olho digital no rebanho: Frísia monitora 23,5 mil vacas com inteligência artificial
Sistema com colares eletrônicos acompanha quase 70% da produção leiteira da cooperativa no Paraná, com foco em saúde, reprodução e bem-estar animal
|
A Frísia Cooperativa Agroindustrial passou a monitorar 23,5 mil vacas leiteiras por meio de inteligência artificial (IA), volume que representa aproximadamente 68% do leite entregue diariamente à indústria pela cooperativa.
Os animais estão distribuídos em 109 propriedades no Paraná e integram o Projeto Monitore, iniciativa voltada ao acompanhamento contínuo da saúde, reprodução, nutrição e conforto térmico do rebanho.
As fazendas participantes correspondem a mais de 50% dos produtores de leite da Frísia. O projeto faz parte do programa Mais Leite Saudável, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
>> SIGA O CANAL DO AGROFY NEWS NO WHATSAPP
>> ENCONTRE PRODUTOS E SOLUÇÕES PARA O AGRO NO AGROFY MARKET
O sistema utiliza colares eletrônicos instalados em vacas das raças Holandesa e Jersey em lactação, no período seco (sem produção leiteira) e também em novilhas com 30 dias pré-parto — categorias consideradas mais sensíveis sob o ponto de vista sanitário e reprodutivo.

“O foco é termos, junto com os cooperados, mais saúde e mais produção das vacas. O monitoramento permite agir antes que o problema se agrave”, afirma Eduardo Ichikawa, gerente executivo de Pecuária da Frísia.