Agrishow 2022: mega drone faz logística rápida de insumos e peças a áreas remotas

Modelo Drargo tem autonomia de 10 horas para percorrer até 1 mil km

Por |
Agrishow 2022: mega drone faz logística rápida de insumos e peças a áreas remotas
29deAbrilde2022ás12:22

A XMobots apresentou seu novo conceito de drone para transporte de insumos agrícolas na Agrishow 2022 com o drone Drargo 150. Com licença da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para voos experimentais, o “mega drone” é capaz de transportar até 41kg de carga e percorrer 1.000 km de distância.

Com a inovação, a companhia anuncia que está entrando no setor de logística e que o objetivo é levar o conceito “same day delivery” (entrega no mesmo dia) para o interior do Brasil, democratizando o acesso a benefícios logísticos do delivery com drones.

O equipamento é projetado para ser usado para diversos segmentos, inclusive a agropecuária, já que pode tornar muito mais simples e eficiente a logística de diversos tipos de insumos de alto valor para fazendas distantes ou de difícil acesso.

“Um exemplo é facilitar o acesso a peças para o agricultor. Ou seja, se uma revenda ou concessionária tem que levar alguma peça a uma área de logística ruim, ela pode contar com o drone para isso”, explica Thatiana Miloso Franceschi, gerente comercial da XMobots.

Além da linha de visão

O Drargo (drone + cargo) está na categoria de operação remota “além da linha visão” ou BVLOS ((beyonde visual line of sight), tem 150kg e prevê uma Central de Comando – onde ficarão os pilotos responsáveis pelo voo.

Em relação às cargas transportadas, sempre haverá uma relação peso versus distância – quanto mais leve a carga, maior o percurso a ser percorrido pelo drone.Segundo a fabricante, na prática, pode carregar 41 kg até 100 km de distância, 37kg até 200 km, 34 kg até 300 km; 30 kg até 400 km e 17 kg até 700 km.

De acordo com o CEO da empresa, Giovanni Amianti, o drone em si já está pronto, mas que ainda há um longo período de testes pela frente, além de etapas a serem vencidas como certificação e gestão de tráfego, o que tem exigido cautela por parte da empresa.

“Mas sabemos que é um projeto inovador, com potencial para transformar a vida de diversos segmentos inclusive o agro. Em breve, o ‘same day delivery’ para o interior será uma realidade em todo o Brasil”, conclui.

Drones brasileiros

Fundada em 2007, a XMobots é a maior empresa do Brasil e América Latina especializada no desenvolvimento e fabricação de drones. Em 2020, a empresa foi classificada como a 15ª maior empresa de drones do mundo pelo Drone Market Report 2020, relatório produzido pela Drone Industry Insights, maior empresa de pesquisa voltada ao mercado de drones.

Atualmente a XMobots conta com 170 colaboradores, dos quais cerca de 60 são engenheiros que compõem a equipe de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa. Este time é responsável por todo o desenvolvimento de tecnologias embarcadas nos drones, como airframes, aviônicos, sensores, além de softwares baseados em inteligência artificial.

Em 2019 a XMobots recebeu um investimento Series A no valor de R$ 30 milhões do fundo Aerotec, e atualmente a empresa está participando de uma rodada Series B com Fundos de Private Equity.

Cargando...