Mapa discutirá Plano Safra com Banco Central e Economia
Secretário do Mapa também pede apoio da FPA para ampliar recursos ao setor
|O secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Guilherme Soria Bastos Filho, disse em reunião do Conselho Superior do Agronegócio (Cosag), realizada ontem, que o grande desafio da pasta é o poucos recursos e tempo para executar as demandas mais importantes.
“Temos o Plano Safra pela frente e vivendo momento em que o mundo e o Brasil precisam de mais alimentos. Precisamos garantir o aumento da nossa produção agropecuária e isso só será possível se tivermos apoio para a construção desse plano”, afirmou Bastos Filho, que comparou o orçamento a um cobertor curto.
Segundo ele, o ministério está trabalhando continuamente junto à frente parlamentar da agricultura para conseguir o apoio no Congresso já que parte do orçamento está nas mãos dos parlamentares. O executivo diz que o Ministério não pode depender de problemas orçamentários.
Além disso, Guilherme defendeu a necessidade de que o MAPA tenha mais liberdade para poder tocar assuntos como seguro rural, regularização fundiária, crédito fundiário e investimentos específicos que sejam necessários. “De outra forma, continuaremos sempre nessa situação tão delicada”, explicou.