Sistema ILPF neutraliza emissão de metano por bovinos no Cerrado Mineiro

Renques de eucalipto compensaram também pegada de carbono de toda a fazenda

|
Sistema ILPF neutraliza emissão de metano por bovinos no Cerrado Mineiro
10deMaiode2022ás09:48

A Embrapa Sorgo e Milho demonstrou que árvores em modelo ILPF (Integração Lavoura, Pecuária e Floresta) podem neutralizar as emissões de gases de efeito estufa (GEE) de bovinos.

Os estudos foram desenvolvidos em ´pastagens degradadas no Cerrado Mineiro e mostraram o potencial de fixação de carbono que podem compensar emissões do gás metano, oriundo da digestão dos animais.

A pesquisa oferece aos produtores da região a possibilidade de agregar ganho ambiental à produção, além de ingressar no sistema de certificação Carne Carbono Neutro (CCN), entre outros benefícios.

As atividades ocorreram na Unidade de Referência Tecnológica (URT) da Fazenda Lagoa dos Currais, no município de Curvelo, MG. Segundo pesquisadores da Embrapa Milho e Sorgo, o estado de Minas Gerais possui grande potencial para exploração florestal, com condições de solo e clima propícias ao cultivo de espécies florestais, grãos, pecuária de leite e de corte.

“A pesquisa em ILPF nessa região pode validar a recomendação de sistemas que apresentam, além de produtividade e rentabilidade, a capacidade de neutralização das emissões de metano pelos bovinos manejados nessa integração, garantindo um ganho ambiental para o produtor e para a sociedade”, diz o pesquisador Miguel Marques Gontijo Neto.

Segundo ele, a dedicação aos sistemas ILPF podem permitir aos produtores acessar certificações, que atribuem valor agregado a seus produtos. “A certificação Carne Carbono Neutro (CCN), por exemplo, atesta que os bovinos tiveram suas emissões de metano neutralizadas durante o processo de produção pela fixação de carbono no fuste (tronco) das árvores presentes no sistema silvipastoril”, acrescenta Gontijo.

A pesquisadora Monica Matoso Campanha relata que a adoção de tecnologias sustentáveis fortalece a agropecuária brasileira, tornando-a mais competitiva nos mercados internos e externos.

Renques de eucalipto

Na URT, os sistemas ILPF foram implantados onde anteriormente havia pastagem em elevado grau de degradação. Uma área de 44 hectares foi dividida em quatro piquetes de 11 hectares e em cada piquete foi trabalhado o sistema ILPF, com florestas plantadas, com diferente nível de investimento tecnológico, para reforma de pastos degradados.

Segundo Campanha, o nível de investimento (NI) mínimo foi equivalente ao padrão regional, no qual se aplicam somente calcário, gesso, fosfato e nitrogênio em doses moderadas na renovação de pastagens.

“Os demais níveis seguiram uma utilização crescente de doses desses insumos, além de potássio e micronutrientes, até alcançar condições que viabilizassem maior intensificação do sistema, com a introdução de sorgo forrageiro BRS 658 como componente agrícola no primeiro ano (safra 2017/2018)”, explica a pesquisadora.

Os sulcos para implantação dos renques de eucalipto foram realizados em  2017 e as mudas plantadas em janeiro de 2018, no espaçamento de 20m x 4 m entre linhas e plantas, respectivamente, formando um estande inicial de 125 árvores por hectare. Foi avaliado o crescimento e estimado o volume das árvores, anualmente, por três anos.