Cepea registra recorde na diferença de preços entre arrobas de boi e vaca

Centro aponta também preocupação com possível queda no poder de compra de suinocultores paulistas

Por |
Cepea registra recorde na diferença de preços entre arrobas de boi e vaca
12deMaiode2022ás10:29

Uma análise do Cepea, da Esalq-USP, divulgada hoje, dia 12, aponta crescimento do poder de compra de suinocultores paulistas frente aos principais insumos da atividade (como milho e farelo de seja). A estimativa é baseada na parcial de maio em comparação com o mesmo período do mês passado.

Segundo pesquisadores do órgão, pelo terceiro mês consecutivo, o poder de compra é favorecido pelo os aumentos nos preços médios de comercialização do animal vivo e as desvalorizações dos insumos.

Porém, nem "tudo são flores”. O Cepea também revela a preocupação de agentes do setor com as próximas semanas. O principal receio relaciona-se com o fraco desempenho das vendas da carne de porco em semana anterior ao Dia da Mães, quando, tradicionalmente, registra-se aumento no percentual.  Assim, os preços da proteína e, consequentemente, dos animais para abate, estão em queda nesta semana. 

Boi x vaca

O Cepea também divulgou na manhã desta quinta o registro de patamar recorde (considerando sua série mensal) na diferença média entre os preços das arrobas dos animais machos e fêmeas prontos para abate, ambos comercializados no mercado paulista.

Segundo pesquisadores do órgão, em parcial deste ano (de dezembro/21 a maio/22), a arroba do boi gordo segue apresentando ligeira desvalorização nominal de 0,55%. Enquanto isso, o preço da vaca alcançou forte queda de 8,48%.

A explicação para a diferença, de acordo com o próprio Cepea, é que, para o boi, os valores são sustentados pela forte demanda internacional pela carne, sobretudo chinesa, e pela oferta enxuta. Já no caso da vaca, a proteína da fêmea geralmente é destinada ao mercado brasileiro, enfraquecido pela crise financeira e redução no poder de compra de grande parte da população.

Cargando...