Satélites são a melhor opção para conectividade no campo?

Discussão sobre desafios para conexões mais rápidas no campo foi realizada durante Agrotic

Por |
Satélites são a melhor opção para conectividade no campo?
13deMaiode2022ás10:35

São muitos os benefícios do uso de satélites na agricultura. Monitorar o desempenho da produção ou aspectos ambientais como queimadas e desmatamentos são exemplos. Mas e quando falamos em conectividade via satélites? Eles podem oferecer conexões mais rápidas de internet para as atividades no campo

Esses foram os questionamentos que nortearam o debate realizado durante a Agrotic, nesta quinta, dia 12, comandado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

“A comunicação no campo não atende só a produtividade, mas a educação e segurança pública rural também. Ou seja, passa por diversos setores, é uma questão transversal”, afirmou Carlos Marsiglia, consultor do Projeto de Conectividade da CNA.

Para ele, ao mesmo tempo que o o Brasil está coberto por satélites, ainda existem produtores que percorrem quilômetros para emitir uma nota fiscal.  E é justamente essa dualidade de realidades que abre espaço para novas técnologias nas ofertas de satélites e  maior variação nos prestadores do serviço.

“Muitos produtores estão em zonas de difícil acesso e pagam valores consideráveis para instalação do equipamento. Então, novas empresas no mercado poderão facilitar o barateamento desse serviço e vemos isso com bons olhos”.

Convergência de investimentos

Para Marsiglia, o produtor rural sonha em ter uma rede onde possa ter uma cobertura terrestre e de máquinas com custo acessível e, ciente disso, a CNA vem trabalhando para a criação de um modelo de negócios que permita a convergência dos investimentos dos setores de saúde e segurança com o de comunicação rural.

“A CNA tem feito esforço para que o Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) seja usado no meio rural para atender as pessoas que estão sendo privadas desse acesso”.

 

Cargando...