Implantação do 5G poderá elevar Brasil ao posto de hub tecnológico, diz ministro

Fábio Faria disse que Anatel foi ágil no planejamento da nova tecnologia

|
Implantação do 5G poderá elevar Brasil ao posto de hub tecnológico, diz ministro
05deMaiode2022ás17:05

 

Com potencial de velocidade de conexão vinte vezes maior que a do 4G, a implantação a internet de quinta geração (5G) no Brasil, de acordo com o Ministro de Comunicações, Fábio Faria, poderá elevar o País ao posto de Hub de tecnologias para uso, inclusive, de outras nações.

A afirmação foi feita pelo político durante a solenidade de posse de Carlos Baigorri na presidência da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em Brasília, na última quarta-feira.

Para o ministro, é fundamental que a Anatel trabalhe com toda agilidade possível para a concretização do 5G no Brasil. “Nós falamos [nos encontros com autoridades do setor de telecomunicações] sobre tecnologia. O que é novo hoje ficará obsoleto amanhã. Se atrasarmos, ficaremos para trás e não recuperaremos mais”, disse ao elogiar o “tempo recorde” com o qual o tema vem tratado pelos conselheiros da Anatel.

“Temos muita burocracia [no setor público] e um tempo diferente do [habitual no] setor privado”, disse Faria. “No privado, basta apenas tomar uma decisão. Aqui, temos de passar pelo convencimento”, acrescentou ao comentar sobre os desafios observados durante os processos de planejamento e implantação do 5G no país.