Conab aponta queda no preço de diversas frutas em abril

Preços da maioria das hortaliças também caíram, com exceção da batata, cebola e tomate

|
Conab aponta queda no preço de diversas frutas em abril
17deMaiode2022ás11:38

Mamão e Melancia são as frutas ideais para o consumo quando o assunto é preço baixo. Isso porque, de acordo com o 5º boletim do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), divulgado hoje, dia 17, pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), os itens apresentam as cotações mais baixas após fechamento mensal de abril.

O Prohort analisa a comercialização a partir do movimento dos entrepostos públicos de hortigranjeiros, com indicadores de hortaliças e frutas, a partir dos dados das Centrais de Abastecimento – Ceasas. Os números podem ser um primeiro alívio às consecutivas altas da inflação no país.

A edição mais recente aponta que a melancia, como exemplo, chegou a registrar queda em alguns mercados, especialmente na CEAGESP/SP (-40,48%), com preço médio de R$ 1,50/kg, e na Ceasa de Goiânia/GO (-36,56%), onde a fruta chegou a um preço médio de R$ 2,03/kg. Já o mamão, que vinha em patamares elevados no início do ano, teve queda no preço em abril.

Ainda de acordo com o boletim, banana, laranja e maçã tiveram oscilações entre os mercados atacadistas estudados, com destaque para a redução do preço médio da laranja na Ceasa de Rio Branco/AC (-26,84%) e da maçã em Vitória/ES (-18,46%). 

No caso das hortaliças, o levantamento indicou alta nos preços da batata, cebola e do tomate nos mercados atacadistas estudados. A cenoura, em contrapartida, e após alta sequencial nos últimos meses, teve recuou em abril, consequência de menor demanda da raiz. A maior queda foi registrada em Vitória/ES, de 30,16%.