Conheça 9 novidades da Embrapa para produtores de soja em 2022

Lançamentos foram apresentados no IX Congresso Brasileiro de Soja (CBSoja) e no Mercosoja 2022

|
Conheça 9 novidades da Embrapa para produtores de soja em 2022
18deMaiode2022ás10:43

O “pacote” de lançamentos da Embrapa para o mês de maio quando o assunto é soja está recheado de novidades, trazendo:  três sistemas de tecnologias, cinco publicações e o lançamento da rede de pesquisa para produção sustentável da soja (com base na fitossanidade). Confira:

Software Afere

Como o nome sugere, o software promete organizar informações com o objetivo de melhorar a eficiência sobre o manejo da fertilidade do solo e adubação das plantas. Tudo através da plataforma on-line chamada Avaliação da Fertilidade do Solo e Recomendação da Adubação (AFERE). O sistema, por enquanto, tem disponibilizado apenas o primeiro módulo, destinado ao cálculo do balanço da adubação. A ideia é ter mais direcionamento no manejo com reposição ou restituição de nutrientes em sistemas de produção de soja.  

ZARC-SOJA 2022  

Desenvolvido em parceria pela Embrapa, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Banco Central do Brasil (BCB), o sistema de Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC) tem novos parâmetros em 2022. Agora, são seis – e não três - as classes de água disponível no solo. O novo patamar considera maior composição textural dos distintos solos brasileiros. O Zarc busca para minimizar riscos com variações climáticas e para ampliar a produção de soja e a renda no campo. 

BioAS Paraná 

O BioAs é a recente tecnologia da Embrapa Soja para análises do solo com foco no Paraná. Lançada em julho de 2020, ela consiste na agregação de enzimas para análises químicas. Isso porque, de acordo com a Embrapa, as enzimas são sensíveis que indicadores químicos e físicos, e antecipam alterações na saúde do solo, em função de seu uso e manejo. A tecnologia BioAS também envolve o cálculo de Índices de Qualidade de Solo (IQ/S), com base nas propriedades químicas e biológicas em conjunto (IQSFERTBIO) e separadamente (IQSBiológico e IQSQuímico).