Governo troca comando da Petrobras pela 3ª vez em um ano
Novo presidente será Caio Mário Paes de Andrade, atual secretário especial do Ministério da Economia
|O Ministério de Minas e Energia divulgou, na noite de ontem (dia 23), uma nota oficial em que informa que o Governo Federal, como acionista controlador, decidiu trocar o presidente da Petrobras.
Segundo a nota, José Mauro Ferreira Coelho, que assumiu o cargo há 40 dias, será substituído por Caio Mário Paes de Andrade na presidência da empresa.
Paes de Andrade é o quarto presidente da estatal no atual governo, o terceiro em menos de um ano. Antes dele, foram presidentes da Petrobras, Roberto Castelo Branco, o general da reserva do Exército, Joaquim Silva e Luna e José Mauro Ferreira Coelho.
Na nota, o ministério agradeceu a Ferreira Coelho pelos resultados alcançados pela Petrobras durante sua gestão, mas destaca que o país “vive atualmente um momento desafiador, decorrente dos efeitos da extrema volatilidade dos hidrocarbonetos nos mercados internacionais”.
O executivo ficou exposto após aumento de 8,87% no preço do diesel no último dia 17, quando foi, inclusive, indiretamente criticado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, que também trocou o minsitro de Minas e Energia.