Projeto AgroNordeste Digital quer mais startups no Nordeste

Região abriga hoje apenas 4,6% das agetchs do Brasil; 62,4% estão no Sudeste

Por |
Projeto AgroNordeste Digital quer mais startups no Nordeste
26deMaiode2022ás17:18

 Das 1.574 agtechs mapeadas em 2021 pelo programa Radar Agtech Brasil, da Emprapa, apenas 72, ou o equivalente a 4,6%, encontravam-se no Nordeste. 

O mapeamento, que é o maior do universo de startups do setor agropecuário do País, ainda confirma o Sudeste como a capital da tecnologia, sediando 62,4% (983) dos projetos. 

As outras regiões, em ordem, são: o Sul fica com 25,2% (397), o Centro-Oeste, 6,1% (96) e Norte, apenas 1,7% (26). 

Os números mostram a disparidade que a Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Irrigação (SDI), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), quer mitigar com o lançamento, esta semana, do Projeto AgroNordeste Digital

O foco, como sugere o nome, é promover o empreendedorismo tecnológico na região, além de levar conectividade e apoiar as startups a desenvolverem novos negócios para o setor agropecuário no Nordeste. 

Para o coordenador-geral de Inovação Aberta da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Irrigação do Mapa (SDI), Daniel Trento, o Brasil tem evoluído na consolidação do seu ecossistema de inovação, mas é preciso cuidar da concentração de startups nas regiões Sul e Sudeste. "É nesse sentido que pretendemos apoiar a construção e fortalecimento do ambiente inovador na Região Nordeste", enfatizou. 

Diagnóstico inicial

 Para o ano de 2022, as regiões priorizadas são: Vale do São Francisco (Pernambuco e Bahia); Vale do Jaguaribe (Ceará); Vale do Açu (Rio Grande do Norte); e Oeste Baiano (Bahia). 

Já entre as ações planejadas estão diagnósticos iniciais para caracterização do ecossistema regional, o alinhamento com atores locais (produdores e demandas) e a elaboração de um Plano de Ação com as prioridades. 

Uma consultoria, a ser contratada com apoio do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), ficará com a responsabilidade de gerenciar o projeto.  

O AgroNordeste Digital é uma estratégia alinhada com dois programas do Mapa, o Plano AgroNordeste e o Programa Agro Hub Brasil. O primeiro é uma política pública voltada à promoção da agropecuária nacional. O segundo atua para apoiar os ecossistemas e ambientes de inovação agropecuária no Brasil. 

Radar Agtech Brasil 2022

A Embrapa encerra dia 31 de maio as inscrições para a edição 2022 do Radar Agtech Brasil. O objetivo é atualizar os dados da publicação. A participação das é gratuita. O guia, por sinal, ganhar uma versão em inglês, lançada pela SP Venture, durante a conferência Investors Meet Food and Agri Startups 2022 (F&A Next), na Holanda, neste mês de maio.

 

 

 

Cargando...