Mapa apreende carga de feijão-cuapi com defensivo proibido

Fiscalização em Campo Novo do Parecis (MT) suspendeu comercialização de 4,2 mil toneladas do produto

|
Mapa apreende carga de feijão-cuapi com defensivo proibido
30deMaiode2022ás15:32

Fiscais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) apreenderam nesta segunda (dia 30) cerca de 4,2 mil toneladas de feijão-cuapi, também chamado de feijão-de-corda, por uso de defensivo agrícola não autorizado para a cultura. 

A ação de fiscalização, realizada em conjunta com uma equipe Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT), ocorreu na cidade de Campo Novo do Parecis (MT), e refere-se ao maior volume de feijão a ter sua comercialização suspensa cautelarmente pelo Mapa.

Como comparação, a mercadoria apreendida equivale a 140 carretas carregadas com feijão. 

Moega comum 

Agora, fiscais do Mapa e do Indea estudam se o feijão, de tem origem diversa, foi comprometido pelo uso de uma mesma moega – onde diversos produtos são descarregados e misturados a outros, em silos de até 5 mil toneladas. 

“Embora as análises laboratoriais tenham atestado que todos os lotes da safra passada estão impróprios para o consumo humano, não se deve concluir que a aplicação irregular de defensivos é prática sistemática na região”, explicou o auditor fiscal federal agropecuário, Cid Rozo.