Exportações brasileiras de melão sobem 47% em abril

Alta ocorre na comparação com o mês período do ano passado, de acordo com a Secex

Por |
Exportações brasileiras de melão sobem 47% em abril
31deMaiode2022ás14:36

As exportações brasileiras de melão registraram alta de 47% em volume em abril, na comparação com o mesmo período do ano passado.

Os dados são da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) e constam em boletim divulgado hoje (dia 31) pelos consultores do Hortifruti Brasil, ligado ao Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

Desta forma, o volume de melão exportado em abril foi de 11 mil toneladas, número que é 23% menor frente ao mês de março/2022.

A redução com relação a março, entretanto, já era prevista, uma vez que a principal região exportadora, Rio Grande do Norte/Ceará, entrou em entressafra em abril.

Surpresa com alta na comparação com 2021

Segundo agentes consultados pelo Hortifruti/Cepea, a surpreendente alta de compras do exterior, na comparação com o ano passado, é explicada pela baixa oferta da fruta na Europa, pela crise econômica no mercado brasileiro e pela taxa de câmbio ainda atrativa.

Assim, mesmo em entressafra, os produtores que ainda tinham melão optaram por exportar.

Em abril/22, os principais importadores do melão brasileiro foram: Reino Unido e Espanha, ambos com 37% do total exportado, e Holanda (Países Baixos), com 22%.

Cargando...