Exportações brasileiras de melão sobem 47% em abril
Alta ocorre na comparação com o mês período do ano passado, de acordo com a Secex
Por |
As exportações brasileiras de melão registraram alta de 47% em volume em abril, na comparação com o mesmo período do ano passado.
Os dados são da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) e constam em boletim divulgado hoje (dia 31) pelos consultores do Hortifruti Brasil, ligado ao Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
Seguí leyendo
Acre aposta na produção de café robusta amazônicoDesta forma, o volume de melão exportado em abril foi de 11 mil toneladas, número que é 23% menor frente ao mês de março/2022.
A redução com relação a março, entretanto, já era prevista, uma vez que a principal região exportadora, Rio Grande do Norte/Ceará, entrou em entressafra em abril.
Surpresa com alta na comparação com 2021
Segundo agentes consultados pelo Hortifruti/Cepea, a surpreendente alta de compras do exterior, na comparação com o ano passado, é explicada pela baixa oferta da fruta na Europa, pela crise econômica no mercado brasileiro e pela taxa de câmbio ainda atrativa.
Assim, mesmo em entressafra, os produtores que ainda tinham melão optaram por exportar.
Em abril/22, os principais importadores do melão brasileiro foram: Reino Unido e Espanha, ambos com 37% do total exportado, e Holanda (Países Baixos), com 22%.