Inmet alerta para chances de chuvas intensas em SP, PR, SC e MS

Possibilidade de chuvas com volume de até 50mm/dia segue até amanhã (dia 3)

Por |
Inmet alerta para chances de chuvas intensas em SP, PR, SC e MS
02deJunhode2022ás14:38

O Instituto Nacional de Meteorologia (InMet) divulgou hoje (dia 2) alerta de chuvas intensas, a partir das 11h, em áreas de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul

De acordo com previsão climática , há chances de chuvas com na classificação “perigo potencial”, que são mantidas até amanhã, por voltas das 10h30.

A estimativa do Inmet é que o volume fique entre 20 e 30 mm/h – podendo chegar até 50 mm/dia  – com ventos de até 60 km/h.

Ainda assim, o alerta considera que é baixo risco de corte de energia elétrica, de queda de galhos de árvores, alagamentos ou descargas elétricas.

Áreas Afetadas

De acordo com as previsões do Inmet, as chuvas em maior intensidade são previstas em quase todo o estado do Paraná, além de atingir munícipios do leste e sudoeste do Mato Grosso do Sul, da região macro metropolitana paulista, e parte do norte catarinense.

O Inmet também emitiu hoje alertas de chuvas intensas previstas para grande parte do Pará, Roraima e Amazônia e litoral do Nordeste (neste com maior intensidade e perigo).

Minas gerais teve temperatura mínima recorde em maio

O Inmet divulgou hoje balanço de chuva acumulada em maio no Estado de Minas Gerais. De acordo com cálculo da Estação Meteorológica Convencional de Belo Horizonte (MG), o volume foi de 57,3 mm –  número que representa aumento de 104% da média climatológica (1991 a 2020) que é de 28,1 mm.

Na Estação Meteorológica Automática situada na região da Pampulha em Belo Horizonte (MG) o total mensal foi de 65,4 mm, e na estação de Cercadinho região oeste de Belo Horizonte (MG) foi de 70 mm.

Em relação às temperaturas, foi registrada a menor temperatura em Belo Horizonte-MG para um mês de maio, que foi 4,4ºC , medida em dia 19 de maio, na Estação de Cercadinho-MG. Anteriormente a marca era 7,5ºC , obtida em  20/05/1977 (na Estação Meteorológica Convencional).

Cargando...