Brasil pode ser autossuficiente em trigo em 10 anos

Embrapa "tropicalizou" o cereal com êxito para cultivo no Centro-oeste e Norte do país

|
Brasil pode ser autossuficiente em trigo em 10 anos
02deJunhode2022ás16:34

Um grupo de pesquisadores da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) afirmou, hoje, em audiência no Senado, que o país pode se tornar autossuficiente em trigo até 2032. O desafio é ultrapassar as quase 13 milhões de toneladas consumidas hoje no país das quais, atualmente, grande percentual é importado.

A safra nacional de trigo 2021/2022 é estimada, pela Conab, para chegar a cerca de 7,7 milhões de hectares. A média nacional é de de 2,8 toneladas por hectare, mas, em 2021 já houve recorde com um produtor nacional obtendo 9 toneladas.

A audiência foi requerida pelos senadores Chico Rodrigues (União-RR) e Acir Gurgacz (PDT-RO), que se incumbiram de trazer à debate os resultados das recentes pesquisas da Embrapa quanto à tropicalização do cereal, bem como sua produção nos estados das regiões Norte e Nordeste.

Novas fronteiras do trigo

Roraima, Ceará, Piauí e Maranhão são alguns dos estados que aparecem como novas fronteiras do trigo, hoje produzido em maior parte na região Sul (90%).

Segundo o chefe-geral da Embrapa Trigo, Jorge Lemainski, 19% do consumo estão localizados na Região Sul; 42% na Região Sudeste; 5,5% na Região Centro-Oeste; 22% na Região Nordeste; e 10% na Região Norte, em um total de 12,7 milhões de toneladas demandados.

“Estamos dedicando todo o esforço para o aumento da área de cultivo. Há uma fronteira agrícola a ser explorada nesse sentido. Quando tivermos rentabilidade, o produtor haverá de aumentar sua produção”, disse Lemainski.