IGP-DI tem alta de 0,69% em maio e acumula 10,56% em 12 meses

Atualizações do Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna foram divulgadas nesta quarta pela FGV

|
IGP-DI tem alta de 0,69% em maio e acumula 10,56% em 12 meses
08deJunhode2022ás09:53

Os preços de commodities agrícolas e combustíveis foram os principais influenciadores da alta de 0,69% no Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna (IGP-DI), referente ao mês de maio, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (dia 8) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O percentual do IGP-DI é superior ao apurado em abril, quando a variação ficou em 0,41%. Já na soma dos cinco primeiros meses de 2022, o índice acumula alta de 7,17% no ano e 10,56% em 12 meses.

O IGP-DI e o IPCA são índices que medem a inflação. No entanto, têm composições diferentes e, por isso, seus resultados também são díspares.

O IGP-DI – índice mais antigo – tem como base a variação dos preços no atacado, uma realidade muito diferente da vivida pelo consumidor final e, por isso, varia muito mais, já que é afetado pela variação do dólar e outras cotações do mercado internacional como commodities agrícolas e metálicas. Já o IPCA reflete a variação dos preços no varejo, a inflação dos produtos e serviços pagos pelo consumidor final.