Síndrome da "haste verde" gera perdas de até 100% da lavoura de algodão

Pesquisadores alertam que o nematoide Aphelenchoides, já conhecido no cultivo da soja, preocupa também produtores de algodão

|
Síndrome da "haste verde" gera perdas de até 100% da lavoura de algodão
13deJunhode2022ás15:24

Tradicionalmente temido entre produtores da soja, já que causa a conhecida Síndrome da haste verde, o nematoide Aphelenchoides besseyi preocupa também para as lavouras de algodão do Mato Grosso, principalmente em áreas com maior incidência de chuvas. 

Estudo dos pesquisadores Rosangela Silva, da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso, Fundação MT, e Santino Aleandro, da Agronema (consultoria nematológica) aponta para perdas de 80% a 100% das plumas em plantações acometidas pelo nematoide (que costume acometer parre da área da planta) nos últimos cinco anos.

Na soja, o abortamento das inflorescências chega a 60% após ataque de aphelenchoides. “O produtor não vai colher nada na área que foi atacada. É uma preocupação que se deve ter com a soja, mas também com o algodão”, diz Santino Aleandro para quem a chuva é o indicador mais preocupante para quem está plantando algodão. 

O alerta é o de que “quanto mais água” maior é o nível de infestação e multiplicação desse nematoide. E, segundo Santino, plantios da cultura em períodos com grande precipitação são os que apresentam maiores chances de perdas, podendo chegar a 100% da produção de frutos.